Colaboração

Colaboração

A América Latina é um território muito vasto e diversificado, entretanto, não importa onde vivamos, nossos desafios e questões em termos de nutrição, segurança do alimento, sustentabilidade e risco são similares. Este é o principal motivo pelo qual um trabalho em conjunto entre todos os branches da América Latina é tão importante. Trabalhando juntos aprendemos uns com os outros através da rede ILSI.

A estratégia One ILSI (Um ILSI) visa atingir o nosso objetivo comum de alavancar as forças características de cada branch e do ILSI Research Foundation, de forma a maximizar o impacto da instituição em beneficiar a sociedade. Nesse espírito, estamos tentando adotar uma maior colaboração entre os branches na América Latina e, como um grupo, com toda a rede ILSI.

Aqui estão atividades organizadas e executadas por mais de um branch na América Latina. Somos mais fortes trabalhando juntos. Juntos, nosso impacto é maior.


ILSI América Latina 2016 Annual Meeting

18 – 20 outubro
Bogotá, Colombia

Como dizemos frequentemente, um dos pontos fortes do ILSI é sua rede internacional. E em outubro, as secções do ILSI da América Latina irão aproveitar esses pontos fortes para a elaboração da Primeira Reunião Regional.

Apesar dos esforços iniciais para a consolidação do ILSI, bem como seus passos iniciais, há quase 40 anos, tenham acontecido nos Estados Unidos, o ILSI sempre reconheceu que a saúde e a ciência são conceitos que independem de fronteiras. Também percebemos que decisões no âmbito da saúde são, geralmente, feitas localmente. A rede internacional do ILSI é conscientemente desenhada de modo que a ciência – não importando sua origem – possa ser aplicada em contextos nacionais e regionais.

Hoje, o ILSI Health and Evironmental Sciences Institute, o ILSI Research Foundation e as 17 secções regionais trabalham em conjunto para melhor promover um mecanismo flexível para identificação de problemas emergentes, fomentando um uso harmonizado da ciência e construindo capacidade cientifica a nível local. Seis destas secções encontram-se na América Latina.

Pela primeira vez, estas secções – ILSI Argentina, ILSI Brasil, ILSI Norte Andino, ILSI Mesoamerica, ILSI México e ILSI Sul Andino – organizaram uma reunião anual na qual todos estarão representados. Trabalharam de maneira verdadeiramente colaborativa quanto a definição dos objetivos desta reunião, escolhendo tópicos a serem discutidos, identificando e convidando palestrantes relevantes.

A América Latina é um vasto local, que se estende da fronteira do México com os Estados Unidos a regiões quase Antárticas do Chile e da Argentina. Inclui diversos países na região Caribenha. Existe uma imensa diversidade entre as nações em termos culturais, de sistema político e desenvolvimento econômico. Cada país e região tem seus problemas e preocupações relacionadas à Saúde Pública e Meio Ambiente.

Neste último tópico, entretanto, as secções latino-americanas do ILSI reconheceram que também têm muito em comum quando referentes à saúde humana e bem-estar, garantindo um ambiente seguro e sustentável. Sua primeira reunião regional é um resultado de reconhecimento de tais similaridades. As secções usarão disto para identificar tópicos na ciência que possam ser abordados de maneira coletiva e que auxiliarão no estabelecimento de testes e modelos para colaborações futuras.

Soma-se à discussão de questões organizacionais as boas práticas de comunicação e administração, um programa científico interessantíssimo na área de Ciência dos Alimentos e Processamento de Alimentos na totalidade da cadeia produtiva. Isto é, em parte, uma extensão de interesse em fortificação de alimentos, uma questão que foi trabalhada individualmente pelas secções e, em alguns casos, em conjunto por alguns países. Este assunto traz consigo todo um contexto, visto que o termo “Alimento Processado” tem tido uma crescente conotação negativa.

Especialistas, principalmente do setor público, irão explorar uma variedade de temas relacionados a Ciência dos Alimentos e Processamento de Alimentos.

O evento acontecerá em Bogotá, Colômbia, de 18 a 20 de outubro. Detalhes e programação estão disponíveis online (em espanhol): programa

Se você, ou algum colega, possui interesse neste encontro, por favor, entre em contato com Javier Castellanos (Coordenador do ILSI América Latina: jcastellanos@ilsi.org).